Ao entrar em uma livraria ou em uma seção de livros de diversas lojas, esta cada vez mais comum encontrar títulos como God Of War, Battlefield e Assassin's Creeed. Livros derivados de jogos. A questão que fica na mente das pessoas que se deparam com isso é se estes podem ser considerados uma boa leitura para qualquer tipo de público.
Adaptações de jogos para o formato literário são mais comuns do que imaginamos. Nos EUA, elas existem em massa há muito tempo e fazem bastante sucesso, porém só foi possível ver essas obras com mais frequência no Brasil há cerca de dois anos. O mercado de games no país é o que mais cresce no mundo, prova disso são as diversas empresas da área que estão dublando e legendando seus jogos em português do Brasil, além de que o público-alvo dos games é muito fiel, tanto que é um dos negócios que mais rende lucro, fatos que já explicam o porquê das adaptações estarem chegando em tamanha quantidade as prateleiras brasileiras. Um fator que é destacado em relação aos livros é o incentivo a leitura. Vários gamers afirmaram que passaram a ter o interesse em livros a partir do momento que leram obras baseadas nos jogos. Mas, retomando a questão do começo do texto, são uma boa leitura?
Apesar de ser fã de games, nunca li um livro baseado em um jogo, porém pretendo ler, ou seja, a opinão a seguir é baseada no que várias outras pessoas acharam. A série mais famosa do gênero é Assassin's Creed, baseada na franquia de jogos de mesmo nome, entre outras como God Of War e Resident Evil. Os livros costumam possuir uma linguagem simples e que não exige conhecimentos avançados para ser entendida. Os livros seguem fielmente a história dos jogos, também destacando detalhes que não são tão aprofundados nos videogames. O enredo é envolvente tanto para quem já sabe dos acontecimentos por ter jogado os games quanto para quem não tem conhecimento algum relacionado aos produtos originais, o que mostra que apesar de haver um certo preconceito literário, por ser uma adaptação, os livros tem capacidade de conquistar públicos maiores do que os esperados.Pelo que se pode analisar, o gênero pode agradar todo tipo de leitor, mas principalmente quem gosta dos games, além de ser uma ótima forma de incentivar mais pessoas a praticar o hábito da leitura, o maior objetivo de quem produz os livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário